22 de julho de 2021

Entenda como manter todas as coberturas do seguro no processo de redespacho

Escrito por: CTC Seguros

Manter todas as coberturas do seguro no processo de redespacho é uma dúvida de inúmeros transportadores, visto que é um procedimento mais complexo e que envolve mais de uma empresa no transporte de uma carga específica.

Mas antes de saber como preservar as cláusulas do contrato, é fundamental entender o que é o redespacho, também conhecido como tráfego mútuo.

Esse procedimento acontece quando um transportador possui as condições necessárias para realizar uma parte da movimentação de mercadorias, mas não conta com uma frota maior para fazer todo o trajeto.

Dessa forma, é necessário contratar um parceiro transportador, que realizará o restante do percurso.

Nesse cenário, o primeiro transportador é o responsável por qualquer dano à mercadoria transportada, sendo obrigado a emitir toda a documentação do embarque para que as cláusulas sejam cumpridas.

 

 


CTC Seguros: Desde 1992 garantindo a segurança da sua operação!

Especializada em operações complexas, mercadorias restritas e de alto-risco.

Receber cotação: Clique aqui


No entanto, ele tem a obrigação de orientar o parceiro contratado, fazendo-o cumprir as determinações do contrato de seguro. Além disso, deverá seguir outras determinações legais, como por exemplo:

– Conhecer a estrutura do parceiro subcontratado

– Verificar a documentação do motorista que fará o transporte no trecho complementar

– Analisar o registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

– Garantir os equipamentos necessários para o transporte da carga

É muito importante lembrar que o subcontratado é isento de qualquer responsabilidade de seguro. Isso porque, juridicamente, é o transportador contratado pelo embarcador que irá assumir o prejuízo caso algum imprevisto aconteça.

Pensando no aspecto burocrático, também é responsabilidade dessa empresa fazer a emissão do CTe, documento eletrônico que registra as prestações de serviço do transporte de cargas realizadas no Brasil e que será vinculado à Nota Fiscal.

E aí, entendeu como manter todas as coberturas no processo de redespacho? Para mais informações sobre esse e outros temas, fique ligado no blog da CTC.

 

 

Contate-nos para Mais Informações

Tire Suas Dúvidas e Proteja Suas Cargas Agora

Nossa equipe especializada está à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo a escolher a melhor opção de seguro de carga para o seu negócio. Seja por telefone, e-mail ou chat, escolha o canal que melhor atende às suas necessidades. Proteja suas cargas agora e tenha a tranquilidade que você merece.

CTC Seguros: Desde 1992 garantindo a segurança da sua operação!

Receber cotação: Clique aqui

Whatsapp: (11) 97166-1685

Telefone: (11) 2225-2060

Email: contato@ctcseguros.com.br

Av. Paulista, 1079 – 8º Andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-200

 


Faça o Seu Transporte de Cargas Ir Além!
Invista em um Seguro Inteligente com a CTC Seguros!


 

 

Gostou do conteúdo? Ficou Interessado nesta modalidade de seguro? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais. CTC sua seguradora de cargas

 

Saiba mais:

 


Atualidades:

 

 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER